NOSSA EQUIPE

Marlene Pintinha

é co-founder e presidente do Instituto Arvorecer, onde atua como gestora de projetos e empreendedora socioambiental com formação pelo Yunus Negócios Sociais e Instituto Auá. 

É Bacharel em Administração de Empresas e Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, com pesquisa em linha de políticas públicas para desenvolvimento local sustentável. É agente ambiental pelo programa ECOA (Educação Comunitária Ambiental).

Ao longo de sua trajetória, tem desenvolvido processos de pesquisa, design thinking, modelagem e prototipagem de negócios de impacto socioambiental para geração de renda, principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social com promoção de suas potencialidades. Atualmente dirige oficinas criativas de upcycle a partir de reaproveitamento de resíduos têxteis nos conceitos das Economias Circular e Criativa com impacto ambiental e sustentabilidade. Foi membro da Comissão de Resíduos Sólidos do município de Poços de Caldas.

Luiz Fernando Chaves

é co-founder e vice-presidente do Instituto Arvorecer, onde atua como gestor ambiental com tecnologia de gestão e monitoramento ambiental, responsabilidade socioambiental, alocação de recursos, novos projetos, educação ambiental, implantação de ISO 14000, geoprocessamento. 

Aplica legislação ambiental, direito ambiental nacional e internacional, novas tecnologias ambientais, sequestro de carbono e política ambiental. Especializado em políticas públicas ambientais. 

É Tecnólogo em Gestão Ambiental e mestrando em Tecnologia Ambiental pelo IPT. É Conselheiro da FIESP, Federação das Indústrias de São Paulo, no COSEMA: Conselho Superior de Meio Ambiente, reeleito a seis mandatos (seis anos).

Jussara Duarte Soares Dias

Possui mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela
Universidade Federal de Viçosa. Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) e Pós-Graduada em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Possui curso técnico em Conservação e Restauro pela Fundação de Artes de Ouro Preto. Participou do curso de curta duração intitulado Gestão do Patrimônio Cultural e Especialização Inteligente pela Universidade de Évora/Portugal. Tem experiência em sala de aula ministrando as disciplinas: História, Educação Artística, Educação Patrimonial, História da Arte, Geografia, Iconografia, Barroco, Estética e Teoria da Cor. Coordenou os Projetos Mais Educação e Mais Cultura nas Escolas.

Atualmente atua nas áreas culturais e educativas, prestando Consultorias e desenvolvendo Projetos.

Ingrid Jale da Silva Sales

É Diretora Financeira do Instituto Arvorecer, onde atua como coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente. É bacharela em Ciência e Tecnologia e Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Alfenas. É mestranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental pela UNESP, com linha de pesquisa em Manejo de resíduos e Pós-graduanda em Engenharia e Segurança do Trabalho.

Tem vivência como Embaixadora do Instituto Lixo Zero e Conselheira na ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Poços de Caldas. Também possui experiência na área administrativa, supervisão, aplicação de treinamentos e oficinas, produção de relatórios técnicos, liderança, trabalho em equipe, conhecimento em ferramentas essenciais na área ambiental e em desenvolvimento de projetos para gestão de resíduos aplicando o conceito Lixo Zero.

Atualmente está como representante na Comissão de Apoio do Programa Socioambiental Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, além de atuar na tesouraria, desenvolver projetos de educação e consultoria ambiental, apoiando os demais núcleos do Instituto Arvorecer.

Priscila Marques de Matos

Pedagoga e Educadora Socioambiental graduada em Pedagogia pela UNIFEOB, pós graduada pela PUC-Minas em Pedagogia Empresarial, pós graduada em Educação Empreendedora e Mídias na Educação pela UFSJ. 

No Instituto Arvorecer é Gestora Educacional, trabalha no desenvolvimento de formações e cursos nos diversos projetos criados pelo instituto e articulações com órgãos do setor público na área educacional, também é mediadora nos cursos e formações oferecidos.

Anellyze Souza Pereira Figueiredo

Especializada em Procedimentos Estéticos pela ACADEMIC BEAUTY e Dermomicropigmentadora pelo INSTITUTO DAYANE ALMEIDA. 

Possui cursos nas áreas de Saúde e Bem Estar como Massagem Relaxante e Terapêutica, Ventosaterapia pelo SENAC-MG. 

Participou de cursos de curta duração em Gestão de Negócios, Marketing Digital, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Pessoal pelo Sebrae-MG. Conselheira Fiscal do Instituto Arvorecer. 

Atualmente atua nas áreas de desenvolvimento e estratégia para pequenos e médios empreendedores.