A Trama e A Urdidura

Geração de renda para mulheres catadoras de materiais recicláveis por meio da coleta de resíduos têxteis, através do desenvolvimento de seus talentos e de suas potências.

A Trama e A Urdidura surge da necessidade das indústrias têxteis em destinar adequadamente os resíduos da sua produção. A ideia é, além de realizar a logística reversa desses materiais, transformá-los em solução para geração de renda da população em situação de vulnerabilidade social.

O foco do projeto são mulheres catadoras de materiais recicláveis. Assim, por meio da coleta de resíduos têxteis, propomos a geração de renda para essas mulheres além da possibilidade de desenvolver seus talentos e suas potências.

ODS

ODS

Poços feita à mão

Divulgar, incentivar e valorizar as atividades artesanais desenvolvidas por talentos em Poços de Caldas/MG, como forma de renda, crescimento econômico local e sustentabilidade.

O Instituto Arvorecer acredita que uma efetiva transformação social promove a prosperidade, o bem-estar das pessoas e protege o meio ambiente. Assim, nasce o Projeto “Poços feita à mão”, em 2020, contribuindo para que a cidade de Poços de Caldas possa continuar aumentando seus índices de desenvolvimento, em especial o crescimento cultural e econômico, de forma mais sustentável.

O intuito deste projeto é estimular o trabalho manual capacitando os artesãos e construindo uma rede de apoio e de trocas de saberes. Desta forma, o trabalho de resgate e valorização cultural é primordial para a conservação dos ofícios tradicionais, como os artesanatos que são transmitidos a cada geração. 

O principal objetivo é desenvolver os talentos artísticos dos grupos através do reuso de materiais reciclável. Dessa forma, conseguimos conscientizar novos grupos a respeito da gestão integrada de resíduos sólidos, buscando a sua redução, fomentando a economia circular, através da transformação dos resíduos em insumos na criação de novo produtos, e ambicionando novas possibilidades de emprego e renda.

ODS

Festival Eco Inverno
nas Montanhas

Evento que visa reconhecer, preservar e difundir o patrimônio material, imaterial e natural de Poços de Caldas, promovendo o desenvolvimento econômico local através da perspectiva do Turismo Cultural e Ecológico.

O Festival Eco Inverno nas Montanhas é um evento idealizado pelo Instituto Arvorecer que visa reconhecer, preservar e difundir o patrimônio material, imaterial e natural de Poços de Caldas, através da perspectiva do turismo cultural e ecológico.

Poços de Caldas, possui acervos históricos, artísticos e ambientais reconhecidos pelos moradores e turistas como o Complexo Hidrotermal e Hoteleiro, a Serra de São Domingos e a Festa de São Benedito. Sua história se confunde com o a história do turismo no Brasil, uma vez que sua ocupação foi ordenada a partir da descoberta das águas sulfurosas.

Atualmente, são protegidos dezenas de bens arquitetônicos como chalés, sobrados, edifícios religiosos, as termas, o coreto, a estação ferroviária e hotéis que receberam o tombamento municipal ao longo dos anos. Além destes, temos a Serra de São Domingos que foi tombada em 1989, consistindo em um importante referencial geográfico, histórico e identitário da população.

Compartilhamos a ideia de que a apropriação do patrimônio cultural pela atividade turística não deve ocorrer de forma predatória, causando impactos negativos para a população e para o meio ambiente, mas ao contrário, deve agir de forma respeitosa inserindo-se no cotidiano dos moradores. Estes devem ser incluídos em todo o processo, de maneira em que se sintam pertencentes àquela realidade.

Neste sentido, o Turismo Cultural e Ecológico pode representar uma importante ferramenta de legitimação econômica e social. Além de conscientizar a população, suas diretrizes valoriza o patrimônio material, imaterial e natural, ressaltando a diversidade local e reforçando suas especificidades e peculiaridades.

ODS