ODS

PARCEIROS

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher

Costurando Sonhos

Confecção upcycle de moda íntima sustentável através da logística reversa de tecidos de lingerie, gerando renda para população em vulnerabilidade social, principalmente mulheres e meninas.

As indústrias têxteis têm vivido o dilema de retornar de alguma forma para o ciclo produtivo as sobras de tecidos, provenientes de sua produção, excesso de estoque de produtos de segunda linha ou mesmo fora de linha. Em geral esses tecidos não são reciclados, por serem, muitas vezes tecidos com estampas. Há um grande gasto de água para a retirada desse tingimento para que ocorra sua reciclagem, sendo inviável economicamente e ecologicamente a sua remoção.

Em 2017, iniciou-se o Costurando Sonhos, oferecendo oficinas de costura, empreendedorismo e acompanhamento psicológico para mulheres vítimas de violência doméstica. Assim, com base na economia circular, ocorreu a inserção produtiva de mulheres na confecção upcycle de moda íntima sustentável através da logística reversa de tecidos de lingerie e geração de renda através da produção de peças íntimas.

Esse projeto foi realizado em parceria com a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) e a empresa Íntima Passion. Foram alcançadas 10 mulheres durante os 24 meses dessa ação.

ODS

PARCEIROS

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher

ODS

DOWNLOAD DA CARTILHA

Compre do Pequeno Negócio

Campanha para incentivar o consumo nas pequenas empresas, apoiando pequenos empreendedores de Poços de Caldas/MG.

O Instituto Arvorecer acredita no desenvolvimento econômico através do incentivo ao empreendedorismo e ao comércio local, potencializando o crescimento das cidades. Além disso, boa parte dos negócios locais são geridos por mulheres.

Em 2019 criamos o Movimento “Compre do Pequeno Negócio” como forma de impulsionar o consumo de produtos vendidos por pequenas empresas, apoiando os pequenos empreendedores do comércio local de Poços de Caldas/MG. Assim, construiremos uma rede de negócios forte, com melhoria na distribuição de renda e fortalecimento da comunidade.

ODS

DOWNLOAD DA CARTILHA

HUB Amarílis

Propiciar um espaço de coworking feminino, para que a mulher tenha segurança para desempenhar seu trabalho, gerir sua empresa, além de ser um local onde poderá deixar seu filho, já que muitas mulheres enfrentam dificuldade na recolocação no mercado de trabalho após se tornarem mães. Além disso, será um espaço onde mulheres se encontram para fazer negócios, se apoiarem mutuamente e trocar experiências.

O Instituto Arvorecer acredita no impacto positivos da liderança feminina no mercado e nos negócios. Sua presença não só no ambiente de trabalho, mas também em postos de gestão propicia um mercado com mais diversidade e diferentes pontos de vista.

Quando uma mulher empreende e é dona do seu próprio dinheiro, ela vira dona de sua história. Quando uma mulher é dona de sua própria história, ela tem mais chance de interromper ciclos de violência contra si e sua família. Quando uma mulher empreende, ele reinveste em sua família e, assim, toda a sociedade avança junto. 

Assim, nasce o HUB Amarílis, com a ideia de propiciar um espaço de coworking feminino, para que a mulher tenha segurança para desempenhar seu trabalho, gerir sua empresa, além de ser um local onde poderá deixar seu filho, já que muitas enfrentam dificuldade na recolocação no mercado de trabalho após se tornarem mães. Além disso, será um espaço onde mulheres se encontram para fazer negócios, se apoiarem mutuamente e trocar experiências.

 

ODS